Relações que entremeiam leitor e livro: da materialidade à afetividade

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Norma Sandra de Almeida Ferreira

Resumen


Este texto considera que ocorre um jogo de representação que desencadeia em tornodo objeto-livro múltiplossignificados, que repercute nosmodosde produçãoe recepção. O artigotem porobjetivoestudaro livro, emsuamaterialidade, enquantoobjetode atraçãoe de significadoafetivo, comotambém asmaneiras pelasquais osleitores se relacionamcomestematerial.Através daanálise dosdepoimentos dealgunsautoresqueescreveramsobresuarelaçãocom o livro ou de fragmentos de váriasobrasque, deformaintegralouparcial, tematizam olivrocomoobjetoconcreto,além doconteúdoqueele carrega, buscar-se-ácompreendercomo se constituemsentidosdiversossobre/comum objeto-livro. Otexto tomarácomobaseteórica asproposições de Chartier (1990, 1994, 1996a, 1996b, 1999), numaabordagem daHistória Cultural.

 


Palabras clave


livros; leitura; leitor; construção de sentido

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


BURKE, P. (Org.). A escrita da história. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1992.

______. O que é a História Cultural? Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2007.

CHARTIER, R. História Cultural: entre práticas e representações. Trad. M. M. Galhardo. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996a.

______. Práticas de leitura. Trad. Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação da Liberdade, 1996b.

_______. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Trad. M. Del Priore. Brasília: Ed. UnB, 1994.

______. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: UNESP, 1999.

DARNTON, R. O Beijo de Lamourette: Mídia, cultura e revolução. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia da Letras, 1990.

FERREIRA, N. S. A. Pesquisa em leitura: um estudo dos resumos de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado defendidas no Brasil de 1980 a 1995. Universidade Estadual de Campinas, 1999.

______. N. S. A. (org.) Livros, catálogos, revistas e sites para o universo escolar. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 2006.

GIARD, Luce. História de uma pesquisa. In: CERTEAU, M. A invenção do Cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2007.

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. O livro: objeto de estudo e de memória de leitura. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Dissertação de Mestrado apresentada à Coordenação de Pós-Graduação em Educação.

GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentido. In: CHARTIER, R. Práticas de leitura. Trad. Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação da Liberdade, 1996.

MANGUEL, A. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 6.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.15645/Alabe2015.12.5